A Equipa PTE

PTE?

O Plano Tecnológico da Educação (PTE) é o maior programa de modernização tecnológica das escolas portuguesas, aprovado em Setembro de 2007 pelo Governo.

O PTE interliga de forma integrada e coerente um esforço ímpar na infra-estruturação tecnológica das escolas, na disponibilização de conteúdos e serviços em linha e no reforço das competências TIC de alunos, docentes e não docentes.

Com o PTE, as escolas portuguesas estão a transformar-se em espaços de interactividade e de partilha sem barreiras, preparando as novas gerações para os desafios da sociedade do conhecimento.

A ambição do PTE é a de colocar Portugal entre os cinco países europeus mais avançados em matéria de modernização tecnológica das escolas até 2010.

Mais Informações sobre o PTE

1.

Plano TIC

De acordo com o despacho nº 700/2009 de 09 de Janeiro de 2009, “as „equipas PTE‟ são estruturas de coordenação e acompanhamento dos projectos do PTE ao nível dos estabelecimentos de ensino”.

Cumpre às equipas PTE: “Elaborar no agrupamento/escola um plano de acção anual para as TIC (plano TIC).

Este plano visa promover a utilização das TIC nas actividades lectivas e não lectivas, rentabilizando os meios informáticos disponíveis e generalizando a sua utilização por todos os elementos da comunidade educativa.

2.

Funções da Equipa PTE

Estas equipas devem ainda: “promover e apoiar a integração das TIC no ensino, na aprendizagem, na gestão e na segurança ao nível de agrupamento/escola não agrupada; fomentar a criação e participação dos docentes em redes colaborativas de trabalho com outros docentes ou agentes da comunidade educativa; zelar pelo funcionamento dos equipamentos e sistemas tecnológicos instalados, sendo o interlocutor junto do centro de apoio tecnológico às escolas e das empresas que prestem serviços de manutenção aos equipamentos”

3.

Composição:

- A função de coordenador da Equipa PTE é exercida, por inerência, pelo diretor do agrupamento/escola não agrupada;

- Um responsável pela componente pedagógica do PTE;

- Um responsável pela componente técnica do PTE;

- O coordenador da Biblioteca Escolar;

- Docentes que reúnam competências ao nível pedagógico, de gestão e técnico para a implementação dos projetos do PTE e para a coordenação de outros projetos e atividades TIC ao nível de escola.